sexta-feira, 30 de novembro de 2007

FATOS DA ADLA

· 1- POSSE DA NOVA DIRETORIA:
No dia 31 de maio do corrente ano, em assembléia festiva na Câmara Municipal de Duque de Caxias, tomou posse a nova Diretoria da ADLA para o biênio 2007/2009. Alguns momentos:
a) Diretoria empossada
b) Homenagens aos acadêmicos
c) Homenagem a senhora Vitalma Azeredo, esposa do presidente eleito Eudoxio de Azeredo
d) O ex-presidente Carlos de Sá Bezerra faz a entrega da chave da Academia ao presidente empossado Eudoxio de Azeredo

· DIA DO TROVADOR
O Dia do Trovador foi comemorado com um Chá Acadêmico em homenagem ao Poeta Francisco Buscácio, trovador de 89 anos e membro da nossa Acdademia
a) Fotos de Acadêmicos declamando trovas
b) Homenagem ao poeta Salvador Rocha por seu filho Salvador Rocha Filho

· ADLA VAI ÀS ESCOLAS:
Com o objetivo de incentivar a participação dos alunos das escolas a participarem do Concurso de Poesias e Trovas, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, membros da ADLA vão às escolas divulgar o projeto.

· A Academia Duquecaxiense de Letras e Artes também se fez representar na cerimônia comemorativa do Dia do Soldado, realizada no Museu de Duque e Caxias, localizado no bairro da Taquara em nosso município, quando se pôde viver junto a estudantes das Redes de Ensino um belíssimo momento cívico, permeado por instantes de pura arte, quando das apresentações musicais da Banda Lira de Ouro e do Coral da Seresta da Unigranrio, que entoaram o Hino “Exaltação a Duque de Caxias” (autoria de Francisco Barboza Leite) e do violinista Allyrio Mello, que em seu encantado violino tocou o Hino Nacional Brasileiro.

· Falando ainda dos festejos comemorativos da Semana do Dia do Soldado, a Academia Duquecaxiense de Letras e Artes se fez representar na solenidade de entrega de Título de Cidadãos Duquecaxienses, acontecido no Teatro Raul Cortez, no último dia 22 de agosto.

· Aconteceu no último dia 30 de agosto, no Instituto Histórico da Câmara de Vereadores de Duque de Caxias, a abertura da primeira exposição individual da acadêmica e artista plástica Mylady (Maria da Glória Eleutério), intitulada ‘Enigmas da Arte”. As obras estarão expostas até o final do mês de setembro, podendo ser adquiridas pelos interessados.

· Numa tarde lítero-musical o acadêmico Manoel Tomaz comemorou 81 anos de vida, ocasião em que, acadêmicos da ADLA declamaram poesias de sua autoria. Na oportunidade foi lançado o livro “Carências Missionárias” de autoria do acadêmico Manoel Tomaz.

· Em mais uma atividade desenvolvida, a Academia Duquecaxiense de Letras e Artes esteve presente na festa promovida pela colunista social e acadêmica Dina Guerra em prol de entidades que prestam assistência a crianças e idosos de Duque de Caxias. O Churrasco aconteceu na sede do CINETRAN e contou com o apoio da muitas Entidades que trabalham com as questões sociais em nosso município, dentre as quais destacamos: Rotary Clube de Duque de Caxias, Jardim Primavera e Lote XV , Lions Clube de Duque de Caxias, Lar de Narcisa, Lar dos Velhos, Lar Jesus e Amor, Mansão da Esperança, Maçonaria, Secretaria Municipal de Cultura além de integrantes da comunidade local.

· ADLA NA BIENAL DO LIVRO:
Com o objetivo de divulgar os trabalhos da ADLA, o escritor e acadêmico Alfredo Paschoal liderou um grupo de 15 acadêmicos para visitar a Bienal do Livro, realizada no Riocentro. Na ocasião, foram presenteados livros de escritores da nossa academia aos visitantes da bienal.
 

Nenhum comentário: